As diversas áreas de conhecimento são apresentadas para levar o aluno a dominar linguagens, compreender fenômenos, resolver situações-problema e construir argumentação. As abordagens pedagógicas, também presentes no material didático, convidam o aluno a refletir sobre a construção de valores e as habilidades socioemocionais, cujo desenvolvimento é indispensável para a transformação do aluno e da sociedade.
Uma equipe de professores experiente e um material didático bem atualizado são a base da construção de um ambiente focado nos estudos. A neurociência já demonstra claramente que, para aprender melhor, o estudante precisa revisar os assuntos aprendidos, portanto, as tarefas para casa e as atividades de pesquisa, fundamentam o processo de aprendizado e a autonomia nos estudos.
O acompanhamento e o monitoramento dos resultados são um processo importante para a otimização do aprendizado. Os professores acompanham o desempenho das turmas e de cada aluno por meio dos relatórios das Tarefas Online e dos Simulados, identificando os pontos de maior dificuldade e replanejando as intervenções pontualmente. Os pais e alunos também devem monitorar, através do portal online, em tempo real, os resultados de cada avaliação para identificar o conteúdo de maior atenção. O aluno é avaliado através de testes semanais por área e de simulados, com a finalidade de consolidar os hábitos de estudo e de começar a adquirir fôlego e agilidade necessários para a realização dos exames externos. Os alunos também são avaliados por meio de exercícios, projetos pedagógicos, aulas diferenciadas e saídas a campo, a fim de estimular o desenvolvimento de algumas habilidades específicas, descritas na BNCC.